Comporta sentido duplo de fluxo

As comportas de sentido duplo de fluxo da caracterizam-se por sua robustez e qualidade, pela sua simplicidade de construção e pela facilidade de operação e manutenção. O seu processo de fabricação é marcado pelo rigoroso controle efetuado sobre os materiais fundidos.

”"

É utilizada para descarga horizontal, em canais de concreto, de instalações hidráulicas sob pressão atmosférica: reservatórios, decantadores, câmaras de mistura, filtros abertos, pequenas barragens, etc. É também especialmente recomendada para instalações de esgoto. A passagem pode ser circular ou quadrada.

”"

”"”"

Revestimento

A comporta é fornecida com primer em epóxi de alta espessura, bi-componente, curado com poliamida e sem pigmentos anticorrosivos tóxicos. Acabamento fosco azul, espessura mínima de camada com película seca de 150 micra.

Nota: Pinturas especiais sob consulta.

Altura Máxima de Água

Sentido positivo: 23 m.c.a.
Sentido negativo: 11 m.c.a.

Nota: sentido positivo, preferencial da comporta, é aquele no qual a pressão hidráulica exercerá força sobre a tampa contra a sede

Sistemas de cunhas

Diferente das comportas de sentido único, as comportas de sentido duplo de fluxo tem cunhas ajustáveis em bronze, o que garante uma vedação adequada e confiável. O número e a localização destas cunhas dependem do tamanho da comporta

”"

Cunhas Laterais

São fixadas diretamente na tampa para prevenir movimentos rotativos. A cunha entra em contato com uma superfície usinada em ângulo para um perfeito encaixe.

Cunhas Superior e Inferior

São fixadas na tampa da comporta. Estas cunhas encaixam-se nas sedes de latão que estão fixas no telar de ferro dúctil, fazendo com que a tampa não se mova nem quando pressurizada.

Regulagem das Cunhas

Todas as cunhas saem reguladas de fábrica e possuem um sistema de parafuso que permite ajustá-las para que fiquem firmemente assentadas em seus devidos alojamentos, evitando qualquer vibração ou vazamento.

Padrão Construtivo

AWWA C-501.

Especificações Técnicas

CQUAW

Comporta quadrada duplo sentido de fluxo, telar, tampa, guias e luva em ferro fundido dúctil NBR 6916 classe 42012, sedes, parafusos, haste e chumbadores em aço inox 18.8, cunhas ajustáveis em bronze ASTM B 147 liga 8A. Pintura de fundo com primer epóxi de alta espessura, bi-componente, curado com poliamida e sem pigmentos anticorrosivos tóxicos, acabamento fosco, azul, espessura mínima de película seca de 150 micra. Padrão construtivo AWWA C-501.
CCIAW

Comporta circular duplo sentido de fluxo, telar, tampa, guias e luva em ferro fundido dúctil NBR 6916 classe 42012, sedes, parafusos, haste e chumbadores em aço inox 18.8, cunhas ajustáveis em bronze ASTM B 147 liga 8A. Pintura de fundo com primer epóxi de alta espessura, bi-componente, curado com poliamida e sem pigmentos anticorrosivos tóxicos, acabamento fosco, azul, espessura mínima de película seca de 150 micra. Padrão construtivo AWWA C-501..

”"

”"